História


O Restaurante Frutos da Terra é o mais tradicional restaurante do Caminho do Vinho. Aberto desde 2003, quando começou as primeiras movimentações para a concretização do roteiro de turismo rural mais famoso do Estado, o Restaurante Frutos da Terra é comandado pela Família Obiava, que reside na Colônia Mergulhão há muitos anos, sendo uma das famílias responsáveis pelo grande desenvolvimento e sucesso do Caminho do Vinho.

Tudo começou quando Dona Vilma, cozinheira de mão cheia, fazia almoço para ela, sua família e os colaboradores do antigo pesque e pague de propriedade dos Obiava. O cheirinho de comida caseira bem-feita e saborosa encantava a todos, por isso os clientes do pesque e pague passaram a pedir pelas refeições, tamanha a vontade que apenas o cheiro da comida no fogão a lenha despertava.

Com isso, o antigo estábulo que abrigava as vaquinhas da família se tornou o primeiro restaurante do Caminho do Vinho. O sucesso do ambiente rústico e da comida deliciosa foi tão grande, que em pouco tempo, o Restaurante Frutos da Terra cresceu e se tornou uma superestrutura com 450 metros quadrados, com ambiente climatizado e capacidade para receber até 400 pessoas simultaneamente. O espaço ideal para casamentos, bodas, festas de 15 anos e todo o tipo de eventos empresariais.

Mas de moderno, só as instalações, mesmo, para gerar mais conforto aos clientes fiéis do restaurante. No tradicional fogão a lenha que mantém aquecido o buffet, ainda estão as mais originais e tradicionais receitas da culinária italiana, polonesa e colonial. Tudo é feito com ingredientes selecionados, com temperos cultivados na própria chácara que abriga o restaurante, massas produzidas artesanalmente, sob os cuidados atentos da Dona Vilma, matriarca da família.

O buffet do Restaurante Frutos da Terra começa com os deliciosos licores de aperitivo, oferecidos generosamente de forma gratuita aos clientes. Depois, o buffet conta com uma ampla sessão de saladas, seguido dos deliciosos pratos quentes, que incluem as massas italianas como macarrão e nhoque, a massa polonesa pierogui, risoto, feijoada, polenta cremosa, polenta frita, mandioca frita, farofa, entre outras opções de acompanhamento. As carnes são um diferencial à parte: carnes assadas na brasa, como bisteca e alcatra grelhadas, costela, linguiça assada e o tradicional frango caipira. As iscas de tilápia são o grande sucesso da casa, sendo destaque entre os clientes. Tudo é servido em um buffet sob o tradicional fogão a lenha, que mantém a comida quentinha e saborosa.

E para fechar essa experiência gastronomia no Frutos da Terra, o buffet de sobremesas é um espetáculo, sem pagar a mais por isso: arroz doce, doces de amendoim, de leite, de abóbora, sagu com creme, entre outras opções. Todas produzidas com o leite das vaquinhas criadas na chácara do restaurante. E quem assina a produção das deliciosas sobremesas do Restaurante Frutos da Terra é o chefe da família, Fernando Obiava, que produz as receitas de doce de leite, doce de amendoim, entre outras guloseimas, com leite das vaquinhas da família. Aliás, além dos doces, Fernando produz queijos coloniais deliciosos, que são sucesso na região do Caminho do Vinho, e estão disponíveis também aos clientes do restaurante.

A carta de bebidas do Restaurante Frutos da Terra disponibiliza água, sucos naturais – inclusive o de uva integral, típico da região -, além de refrigerantes, cervejas, doses, vinhos importados e os tradicionais vinhos coloniais do Caminho do Vinho. Valores a parte do valor individual do buffet.

O Restaurante Frutos da Terra funciona todos os sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 15h. Consulte feriados válidos, valores, reservas e outras informações pelo e-mail contato@restaurantefrutosdaterra.com.br ou ainda pelo telefone (41) 3635-1201. Não cobramos estacionamento. Valores especiais para crianças entre cinco e nove anos pagam metade do valor. Aos domingos, atrações musicais embalam o almoço. Não é cobrado couvert artístico.